Maria Lucia Amary foi a primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Foi a primeira mulher a presidir um partido político em Sorocaba. Quer ser agora a primeira mulher eleita prefeita de Sorocaba.

Maria Lucia esteve à frente da implantação de projetos como Médico da Família, Redução de Mortalidade Infantil e Nutrição do Recém-Nascido quando foi presidente do Fundo Social de Solidariedade da cidade, entre 1997 e 2004.

Foi a primeira mulher eleita para a vice-presidência da Assembleia Legislativa e assumiu interinamente a presidência em várias ocasiões.

É filha de mãe professora e pai comerciante. Nasceu em Santos (SP), onde estudou e atuou como advogada. Logo mudou-se para São Paulo para trabalhar em empresas privadas e de economia mista nas quais chegou a ser diretora jurídica. Ainda em São Paulo concluiu, na PUC-SP, o mestrado em Direito Constitucional e Administrativo.

Chegou a advogar em Sorocaba, cidade que escolheu para viver, mas logo ingressou na vida pública, pela qual se apaixonou. Está em seu quinto mandato consecutivo como deputada estadual, sempre com votação expressiva na cidade.

Maria Lucia se filiou ao PSDB em 1991. É seu único partido até hoje. Atualmente é vice-líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa de São Paulo. Já liderou a bancada em outras ocasiões. Também foi vice-líder do governo na Casa. É conhecida como boa negociadora, buscando sempre evitar conflitos e construir consensos.

Outra de suas características é o respeito pela ética. Em mais de 20 anos de vida pública não esponde a nenhum processo. Por isso foi escolhida como presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia, cargo que também ocupa atualmente. Coordena ainda as Frentes Parlamentares de Enfrentamento das IST/HIV/Aids e Hepatites Virais e Frente Parlamentar de Empoderamento da Mulher.
Presidiu a Comissão de Constituição e Justiça, integrou a Comissão de Finanças e Orçamento e a Comissão de Educação, foi relatora do Orçamento e da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da comissão de Reforma do Regimento Interno da Assembleia Legislativa.

Sua atuação parlamentar é marcada por projetos importantes nas áreas da saúde, desenvolvimento regional, educação, rede de proteção social, meio ambiente e animais, transportes e segurança pública.
Maria Lucia é candidata a prefeita de Sorocaba pela coligação Sorocaba Moderna de Novo (PSDB/Podemos/Cidadania/PMN/PV/Rede) e tem como meta resgatar o orgulho da cidade e trazer de volta, modernizados e melhorados, bons projetos que funcionaram na saúde, na educação e na economia

Open chat